Portal de Compras – Secretaria Municipal de Gestão

SISTEMA DE CADASTRAMENTO UNIFICADO DE FORNECEDORES (SICAF)

Sistema eletrônico que permite que fornecedores de todo o Brasil e de outros países possam se cadastrar e ter acesso a compras e licitações realizadas por órgãos públicos brasileiros no sistema Compras.gov.br. O SICAF é um sistema de informações cadastrais unificadas sobre fornecedores de materiais e serviços e traz informações sobre nome e razão social dos fornecedores, endereço, informações de contato, informações sobre os proprietários ou responsáveis legais, tipos de bens ou serviços oferecidos, bem como registros cadastrais e certidões de regularidade na Receita Federal do Brasil e outros órgãos federais, estaduais e municipais, entre outas informações. Pelo SICAF é possível verificar se um determinado fornecedor possui alguma restrição de contratar com a Administração Pública, em caso de sanções administrativas sofridas. Embora seja um sistema cadastral criado e mantido pelo Governo Federal, fornecedores brasileiros e estrangeiros que desejam vender para órgãos e entidades estaduais e municipais também o utilizam, pois para participar de contratações diretas e licitações realizadas pelo sistema Compras.gov.br é necessário que os fornecedores possuam cadastro no SICAF. O SICAF está disponível na internet no endereço https://www3.comprasnet.gov.br/sicaf-web/index.jsf. Ver também CERTAME, COMPRAS.GOV.BR, CONTRATAÇÃO DIRETA, HABILITAÇÃO, LICITAÇÃO, SANÇÃO.