Portal de Compras – Secretaria Municipal de Gestão


Institucional

A Secretaria Municipal de Gestão – SEGES é responsável por formular, coordenar e gerir as políticas e sistemas de compras e contratações da Prefeitura de São Paulo.

Por meio de sua Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços – COBES, a SEGES trabalha em conjunto com todas as Secretarias, Subprefeituras e demais órgãos e entidades da Prefeitura Municipal, prestando suporte técnico nesta temática, com a disseminação de diretrizes e regras gerais, orientações e ferramentas para apoiar os órgãos e entidades municipais na consecução de seus processos de compras e contratações, que atentem para critérios de qualidade, inovação, transparência e melhoria do gasto público, ela é considerada a central de compras públicas da Prefeitura de São Paulo.

As compras e contratações realizadas pelas unidades administrativas da Prefeitura de São Paulo são descentralizadas, com exceção daquelas realizadas pelo Sistema de Registro de Preços de materiais e serviços comuns, centralizados pela SEGES/COBES, objetivando ganhos de escala e eficiência administrativa.

Em média, todo ano, as quase cem unidades de compras da Prefeitura de São Paulo gerenciam cerca de 36 mil contratos relacionados à execução de obras, serviços e/ou aquisição de materiais diversos, que perfazem despesas anuais de mais de 16 bilhões de reais, com foco na sustentabilidade e na governança.

A SEGES/COBES está conduzindo o processo de implantação da Nova Lei de Licitações de Contatos (Lei Federal nº 14.133/2021) na Prefeitura de São Paulo, que no âmbito municipal é regulamentada pelo Decreto nº 62.100/2022.

Além desse papel central nas compras e contratações, a Secretaria Municipal de Gestão – SEGES atua em diversos outros temas da Administração Municipal. Para saber mais sobre sua estrutura, projetos e ações, acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/