Portal de Compras – Secretaria Municipal de Gestão

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Um “site” ou portal de compras na internet onde são divulgadas e realizadas as contratações diretas e licitações para compra dos diversos bens, materiais, serviços e obras pela Administração Pública. Nesse sistema, as empresas ou pessoas interessadas em vender para o Poder Público se informam sobre o que está sendo comprado ou licitado e podem competir para oferecer seus produtos ou serviços com o melhor preço e qualidade. O uso desse tipo de sistema é uma forma de garantir que a Administração Pública compre o que precisa de forma justa, eficiente e transparente, economizando dinheiro público e facilitando que as pessoas conheçam e fiscalizem as compras públicas. Existem diversos sistemas eletrônicos de processamento de compras e licitações e atualmente na Prefeitura de São Paulo é utilizado o sistema Compras.gov.br, mantido pelo Governo Federal mas usado também por muitos governos estaduais e prefeituras municipais e outros órgãos públicos. Ver também BENS, COMPRAS.GOV.BR, CONTRATAÇÃO DIRETA, CONTROLE SOCIAL, ECONOMICIDADE, EFICIÊNCIA, LICITAÇÃO, MATERIAIS, PAINEL DE NEGÓCIOS PÚBLICOS, PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL, PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP), PREÇO, SERVIÇOS, TRANSPARÊNCIA.