Portal de Compras – Secretaria Municipal de Gestão


Oficinas Virtuais

Objetivando esclarecer os servidores sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos, foram organizadas Oficinas Virtuais, ao longo de 2023, que seguem sendo realizadas em 2024, e abordam diferentes temas, sempre com um olhar para casos práticos.

Os materiais estão divididos por tema de cada oficina, que podem ser assistidas pela plataforma do YouTube e também você pode acompanhar com a leitura dos PDF’s de apoio disponibilizados nos links.

Oficina Virtual 1: Contratos.gov.br: facilitando o uso pelos agentes públicos da PMSP

A oficina teve por objetivo apresentar visão geral da ferramenta e seu uso na PMSP, além de oferecer orientações e dicas baseadas nas dúvidas e dificuldades mais comuns apresentadas pelos usuários, a fim de facilitar o dia a dia da gestão contratual.

Oficina Virtual 2: Como organizar o Plano de Contratações Anual para 2025 em sua unidade

A oficina teve por objetivo apresentar as regras, procedimentos e prazos para elaboração do Plano de Contratação Anual – PCA, contidos na regulamentação municipal, com vistas a orientar os setores de compras na organização dos procedimentos necessários para elaborar o Plano de Contratações de 2025 em cada unidade.

Oficina Virtual 3: Aprenda a divulgar a IRP – Intenção de Registro de Preços no Compras.gov.br e as Contratações Diretas no PNCP 

A oficina teve por objetivo apresentar, na prática, como manusear o sistema do compras.gov.br para realizar os procedimentos de Intenção de Registro de Preços – IRP e de Divulgação de Contratações Diretas, a fim de garantir a publicação de tais contratações no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.

Oficina Virtual 4: Novos Formulários SEI para divulgação de eventos de licitação e de gestão de Atas de Registro de Preços – ARP

A oficina teve por objetivo apresentar as últimas atualizações e os novos formulários relacionados às modalidades de Pregão Eletrônico, Concorrência, Dispensa por valor e Gestão da Ata Registro de Preços. A apresentação foi conduzida em colaboração com o Arquivo Público Municipal Jornalista Paulo Roberto Dutra – ARQUIP.

Oficina Virtual 5: Intenção de Registro de Preços IRP no Compras.gov.br

A oficina teve por objetivo orientar os servidores municipais da Prefeitura de São Paulo sobre como utilizar o sistema do compras.gov.br para formalizar a intenção de registro de preços, com vistas a dirimir dúvidas com relação a procedimentos de sistema em paralelo as exigências da legislação vigente.

Oficina Virtual 6: Pregão e Inexigibilidade para Registro de Preços no compras.gov.br

A oficina teve por objetivo orientar os servidores municipais da Prefeitura de São Paulo sobre como utilizar o sistema do compras.gov.br para cadastrar pregão e inexigibilidade para registro de preços, com especial atenção para sua conexão com a Intenção de Registro de Preços e para a especificação dos órgãos participantes.

Oficina Virtual 7: Cadastro de Atas de Registro de Preços e contratos decorrentes no Contratos.gov.br

A oficina teve por objetivo orientar os órgãos gerenciadores como realizar o cadastro de Ata de Registro de Preços, no módulo de gestão de Atas do sistema Contratos.gov.br, além de apresentar passo a passo de como cadastrar contratos decorrentes dessas Atas pelos órgãos participantes.

Oficina Virtual 8: Gestão de Atas de Registro de Preços, novidades e boas práticas no Contratos.gov.br

A oficina teve por objetivo orientar os órgãos gerenciadores como realizar a gestão de Ata de Registro de Preços, no módulo de Gestão de Atas do sistema Contratos.gov.br. Apresentou novidades no sistema como o Painel Gerencial (BI) do Contratos.gov.br para as unidades da PMSP. E também orientou sobre boas práticas de uso da ferramenta, como inativação e finalização de contratos no sistema; salvar rascunhos de contratos; integração do Contratos.gov.br com o SEI; cadastro de autoridades signatárias no sistema.